Total de visualizações de página

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Sugestão de Atividade - Árabes e o Islamismo

O currículo mínimo proposto por diversas escolas à disciplina de História, muitas vezes não contempla as discussões acerca do povo Árabe. Acho necessário resgatar esse conteúdo diante não apenas da influência árabe na Península Ibérica, mas diante também dos atuais conflitos que vêm marcando diversos países pelo mundo.



                                                     Azulejos da Identidade

    Inicialmente, realizei um trabalho de fundamentação em relação à formação histórica na Península Arábica, Islamismo e atuais conflitos. Essa atividade é voltada a pensar a influência do Islã na Cultura Árabe. Na tradição do Islã há uma clara proibição na representação de figuras animais e humanas. A não-representação figurativa é mote para diversos desenvolvimentos nos campos da caligrafia, matemática, arquitetura e engenharia árabes. Os azulejos são de origem moura e tiveram grande desenvolvimento e expressão em Portugal.  



Material: papel pardo, papel cartão, tesoura e cola

1a Etapa - Arte da palavra: Distribuir triângulos equiláteros feitos com papel cartão colorido a cada um dos alunos. Pedir que pensem em três palavras que os identifique. A seguir, deverão desenhar imagens ou símbolos a partir das palavras. 
Essa etapa é interessante para se falar sobre a caligrafia árabe, ela acaba se tornando muito estética devido às relações com a não-representação figurativa. Os islâmicos entendem que a palavra é um dom divino, uma conexão com Alá.


2a Etapa - Geometria e desenho: Recolher os triângulos e junto com os alunos pensar num desenho possível com todas as peças e que represente a turma. Colar os triângulos no papel pardo e pedir que criem um nome para a figura. Aqui, é interessante de se articular com a disciplina de matemática, retome as figuras geométricas possíveis de se construir com triângulos equiláteros.





3a Etapa - Mural e Exposição: Construir um mural com as criações dos alunos e mediar as impressões que surgirem a partir da experiência do olhar. Em nossa escola montamos o mural , contendo um texto que fundamenta e contextualiza a atividade.




 A seguir, posto um video sobre a Arte Islâmica que pode servir como base da fundamentação inicial para a atividade.




video