Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Sugestão de Atividade - RPG do Povo Ashanti - África


IMPÉRIO ASHANTI


Construção Ashanti
 O Império Ashanti perdurou entre os anos de 1701 e 1896, situado no noroeste da África. Formado pelo povo Akan, eram guerreiros disciplinados e grandes mineradores de ouro. Tinham relações comerciais com o Império do Mali e ficaram muito ricos nessas trocas. Com o contato que tiveram com os ingleses, passaram a incorporar as armas de fogo em seus armamentos e em suas guerras.
Na religião, bastante diversificada, há a crença em deuses, feiticeiros e espíritos da floresta. Nyame, o deus supremo, criador das florestas e animais tem sol como seu olho direito, que abre durante o dia, enquanto a lua é o seu olho esquerdo. Anansi, "o aranha" é seu filho, um herói popular que trouxe os cereais e a enxada aos humanos e ensinou-lhes a cultivar.
A mítica Kumasi, Capital do Reino Ashanti  
No começo do século XX, entraram em guerras com o povo Fanti e com os ingleses, sendo derrotados e anexados como colônia da Inglaterra em 1901.
Hoje, habitam o país de Gana e permanecem com muitas de suas tradições. A monarquia Ashanti ainda existe e é muito respeitada pela população do país.


Atividade - RPG do Povo Ashanti

Essa atividade derivou de uma proposta da Bolsista de Iniciação à Docência da UFF, Deborah Borges. Como já havíamos trabalhado com um RPG no ano anterior, pensamos em desenvolver melhor a ideia do jogo à partir da temática de África.

Etapa 1

Trabalhamos com um material complementar sobre o povo Ashanti de forma expositiva, posteriormente, exibimos um episódio do desenho animado Super Shock, que trata exatamente do contato do protagonista com o antigo Reino Ashanti em Gana.





Etapa 2

Pedimos que a turma se dividisse em grupos e criasse um personagem ambientado na temática que estávamos estudando. Também foi pedido que criassem avatares feitos de massinha de modelar.


Ficha de personagem:

NOME:
___________________________________
IDADE:
___________________________________
LOCAL :
___________________________________
APARÊNCIA/DESCRIÇÃO:
________________________________________________________________________________________________________________________________

- força:

-resistência:

- agilidade:

-inteligência:

- habilidades extras:
_______________________________________________________________

 

-Outros:
_______________________________________________________________

FRAQUEZAS/ DESVANTAGENS:
_______________________________________________________________

HISTÓRIA:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Criando os personganes




Avatares dos personagens criados
Etapa 3

Um de nossos alunos criou o tabuleiro do mundo em que iríamos jogar. No dia do jogo, posicionamos a turma em círculo, em volta do tabuleiro, de posse doa avatares e dados, iniciamos o jogo. O mestre do nosso RPG foi o Bolsista de Iniciação à Docência Walter Alves. O processo foi incrível! 

 



Um comentário: