Total de visualizações de página

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Trabalho com entrevistas sobre Movimentos Sociais - Prof. Pedro Henrique Castro

O professor de História do Colégio Pensi em Niterói/RJ, Pedro Henrique Castro, resolveu trabalhar questões relativas aos movimentos sociais e opressões, propondo a seguinte atividade: produzir um video com alunos do Ensino Médio a partir de entrevistas diversas. 

Segundo Pedro Henrique, a atividade consistiu em:

"Propus um trabalho à turma. Divididos em grupos, deveriam entrevistar alguém ligado ao movimento negro e/ou ao movimento feminista. Dessa forma, aprenderiam com os verdadeiras(os) sujeitas(os) desses movimentos, as(os) militantes da causa.
É pouco, mas fiquei muito feliz com o resultado.

Tão feliz que pretendo repetir a atividade no próximo ano, com um acréscimo. No ano vindouro, teremos entrevistas com o movimento negro, feminista e LGBT. Dessa vez o último será incluído, quer esteja no cronograma ou não.
Aproveito para fazer um convite. Você milita ou está envolvido com uma das três causas acima citadas? Gostaria de ser entrevistado? Então mencione seu interesse! Uma das maiores dificuldades é conseguir gente suficiente para as entrevistas.

Eu posto aqui esse vídeo, que contêm os melhores momentos das entrevistas. É minha singela homenagem aos entrevistadas(os) e entrevistadoras(es). O que eu vejo nesse vídeo são pessoas incríveis. De um lado, indivíduos engajadas(os) e demandantes, com desejo de mudança; de outro, estudantes interessadas(os) e motivadas(os), que mantêm minha esperança em um futuro mais tolerante, interessados em conhecimento no sentido mais amplo, no sentido que só a experiência pode transmitir.

Por um Brasil que respeite seus direitos civis e sociais,

Obrigado!" 


Confira o video desse excelente trabalho:


Nenhum comentário:

Postar um comentário